LT SE Paulo Afonso IV – SE Luiz Gonzaga (Bloco I)

INSTALAÇÕES DE TRANSMISSÃO referente ao BLOCO I localizados  nos estados de Alagoas e Pernambuco, são compostas pela Linha de Transmissão Paulo Afonso IV – Luiz Gonzaga – 500 kV e em circuito simples, com extensão aproximada de 38 km, com origem na Subestação Paulo Afonso IV e término na Subestação Luiz Gonzaga.

Bloco I – LT SE PAULO AFONSO IV – SE LUIZ GONZAGA

LocalizaçãoPernambuco e Alagoas
LeilãoLeilão 005/2016
Extensão39 km
SubestaçõesEntradas de linhas na SE Paulo
Afonso IV e SE Luiz Gonzaga
Prazo de ConstruçãoAté 10 meses
LicenciamentoJaneiro de 2019

O projeto LEST – Linhas de Energia do Sertão Transmissora consiste na construção, operação e manutenção de instalações de transmissão de energia elétrica, no âmbito de concessão de serviço público (Edital do LEILÃO nº 05/2016-ANEEL). Os objetivos do projeto são o atendimento da demanda de distribuição de energia da região nordeste e otimização da interligação das unidades geradoras existentes no Sistema Interligado Nacional (SIN), com atuação concentrada nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, contemplando:

  • Instalação da Linha de Transmissão Paulo Afonso IV – Luiz Gonzaga, em 500 kV, circuito dois, circuito simples. Com extensão aproximada de 38 km, a linha tem origem na Subestação Paulo Afonso IV e se encerra na Subestação Luiz Gonzaga;
  • Instalação da Linha de Transmissão Xingó – Jardim, em 500 kV, circuito dois, circuito simples. Com extensão aproximada de 160 km, a linha tem origem na Subestação Xingó e se encerra na Subestação Jardim;
  • Entradas de linhas, Interligação de barramentos, Equipamentos de compensação reativa;
  • Conexões de reatores, barramentos, instalações vinculadas e demais instalações necessárias às funções de medição, supervisão, proteção, comando, controle, telecomunicação, administração e apoio.

Os traçados das linhas de transmissão previstas no projeto foram definidos buscando-se o menor percurso e melhor aproveitamento dos acessos já existentes, a fim de mitigar os impactos ambientais.

A data final para conclusão e operacionalização do projeto foi de 31 Janeiro de 2020, com antecipação de 24 meses e 11 dias.