Famílias vivem há mais de cinco anos sem energia elétrica na Bahia; morador paga mais de R$ 11 mil para ter luz

amílias em Carnaíba do Sertão, distrito de Juazeiro, no norte da Bahia, vivem sem energia elétrica há mais de cinco anos. Morador de uma das casas do distrito, o agricultor Antônio Carlos de Souza preferiu gastar do próprio dinheiro para ter luz em casa.

“Fiz um investimento de R$ 11.500, 450 metros de fio que tive que comprar. Comprei poste…Essa energia é particular, não é energia da Coelba, é particular”

Já na casa de Joseci de Jesus, várias idas à unidade de antendimento da Coelba foram feitas, mas nada de luz.

As residências ficam a apenas 2 quilômetros do distrito. E tem poste quase em frente à casa deles. “Eles passaram o protocolo para mim e, desse tempo pra cá, eles só enrolando”, disse Aucione de Jesus.

Apesar dos candeeiros e lanternas ajudarem a amenizar a situação, a escuridão do lugar assusta. “Fica na escuridão. É difícil, muito turvo, a gente fica um pouco com medo”, disse o agricultor Joseci de Jesus.

Na casa dele moram seis pessoas, entre elas dois idosos. Há cinco anos, a família se mudou para o distrito e logo procuraram a Coelba para fazer o pedido de ligação de energia.

Televisão, geladeira, batedeira e muitos outros eletrodomésticos estão sem uso. “O que me faz mais falta é a minha geladeira, para eles tomarem uma água gelada, um suco, e a TV para eles assistirem”, conta.

Sem luz em casa, a filha do casal se esforça para estudar com uma lanterna à noite. Tauane de Jesus estuda, em média, uma hora por dia, sempre com a lanterna apoiada no pescoço. “De noite é muito ruim porque eu fico quase uma hora assim…e dói o pescoço”, relata a jovem.

Além da falta de energia, também não há água encanada. A que a família usa é de um poço artesiano.

São pelo menos 40 famílias sem energia elétrica. Na casa de Maria Helena, a vela é que ajuda a clarear tudo.

“É péssimo! É ruim para cuidar de criança, dar banho, para fazer janta, lavar louça, é muito ruim”

A família dela fez o pedido de energia há 6 anos. A solicitação foi aprovada, mas a instalação nunca foi feita.

Em nota, a Coelba informou que a obra para resolver o problema em Carnaíba do Sertão está em fase de levantamento, projeto e orçamento.

Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) disse que melhorou o abastecimento de água na sede do distrito com uma nova adutora de 9 quilômetros, mas não informou sobre nenhuma ação nessa comunidade mostrada na reportagem, que fica a 2 quilômetros da sede do distrito.